vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Seg Abr 21, 2014 1:55 am

Responder  [ 15 mensagens ] 
 Carro acelerado....Redução para semáforos e curvas 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem Carro acelerado....Redução para semáforos e curvas
Olá galera...

Sou novo aki no forum, mas já acompanho o forum a algum tempo para solucionar vários problemas no meu carro.

Eu e meu pai adquirimos um vectra modelo CD 2.0 1998 como parte de pagamento de uma Audi A3, um carro muito bom, pena que estava muito judiada mas aos pouco deixo ela em ordem.

Problema!!!!!
Meu vectra tem ocilação de macha lenta em algumas situações em que o carro quase morre (300 e 400 rpm's) e depois o giro vai para a casa dos 2.000 rpm's.:
- Freada brusca ou redução para semáforos (quando vc deixa para desengrenar o carro próximo de parar).
- Curva para entradas de ruas ou garagem (em algumas situações o carro chega a morrer).
- Manobrar o carro dentro da garagem (giro o volante para esquerda e direita gerando ocilação rpm's).
- Aparente melhora dos sintomas quando o motor ainda está frio.
- Macha lenta não ocila com o carro parado em ponto morto.
Obs.: Esses sintomas não ocorre a todo instante.

O que já foi feito.:
-Retirada do módulo Flex (comprei o carro com essa caixinha, pretendo adquirir o chip jagwar conforme recomendação forum)
-Troca de bomba de combustivel (optei por comprar uma flex)
- Limpeza de bico injetor (não senti diferença, fiz por precaução)
- Limpeza Atuador de macha lenta (fiz inclusive um teste com o atuador de outro vectra, e problema persisteu)
- Troca sensor de rotação (Cabo rompido)
- Retirada Kit partida Frio (mal instalado com um furo na TBI para injetar gasolina que foi tampado)
- Limpeza do sensor map (não senti diferença)
- Retirada do respiro da Tampa comando de valvula (coloquei uma mangueira maior apontada para baixo do carro para não sujar de óleo a TBI e atuador).
- Notei a falta da Válvula EGR (não sei se é normal no 2.0 16v de 1998).
- Foi verificado toda e qualquer entrada de ar falsa na TBI.

Alguém tem alguma sugestão?

Desde já agradeço a simples leitura desse problema?

Porque viajar de outro jeito se você pode voar
Rodovia dos Bandeirantes a 140 km/h e motor sossegado a 2.900 rpm.......

Sex Mai 29, 2009 12:04 am
Vectra Clube

Mensagem Re: Carro acelerado....Redução para semáforos e curvas
O Pedro tem praticamente a mesma perguna que a sua para acelerações do motor... e vai ai uma experiência que eu tive.

Já tive esse problema, mas num Palio 16v que tive há uns 03 anos.... O problema era a borboleta que tava fora da posição... Então o sensor da borboleta dava informação errada pro sistema.. e quando eu pisava na embreagem pra trocar de macha, o carro acelerava sozinho e chegava até uns 40000 rpm... também quando tava parado na lenta, a rotação ficava variando... Levei num monte de oficina.. e niguém resolveu até que achei um camarada que deu solução.. desmontou toda a admissão de ar e pegou a borboleta fora da posição... Depois disso só alegria. Agora!!! Meu Vectra, já tem 1,5 ano q to com ele e é só alegria.

Espero que ajude.

t+++

Sáb Mai 30, 2009 8:03 pm
Vectra Clube

Válvula EGr faz falta...
Faz o carro ficar engasgando e tentando corrigir as oscilações....
Mas acho q a EGR dos 16V são diferentes das dos 8V... a dos 16V é eletrônica se não me engano... mas dá mais uma pesquisada com a turma do Clube pra saber mais um pouco dessa válvula.

Sáb Mai 30, 2009 8:06 pm
Vectra Clube

eltonmaurodepaula escreveu:
Válvula EGr faz falta...
Faz o carro ficar engasgando e tentando corrigir as oscilações....
Mas acho q a EGR dos 16V são diferentes das dos 8V... a dos 16V é eletrônica se não me engano... mas dá mais uma pesquisada com a turma do Clube pra saber mais um pouco dessa válvula.

Elton,

Obrigado pela dica... :D

Vou verificar num lugar que meche com injeção para verificar como está o posição da Borboleta (talvez exista algum problema com sensosr de posição da borboleta) e aproveitar para dar uma limpeza e troca de juntas da TBI.

Sábado fiz mais trabalhos.:
Troquei filtro de combustível (não sei quando o último dono trocou e por sinal estava bem sujo)
Troquei o jogo de velas (NGK mas veio em uma caixinha da fiat, pedi a confirmação e verificaram que é a mesma vela)

Resultado.:
O problema persiste e a saga continua... :004:

Dom Mai 31, 2009 7:33 pm
Vectra Clube

Continuando o ritual para achar o problema do meu carro verifiquei os sensores da TBI.:
- Sensor de Rotação (Fiz mais uma limpeza e sai mais sujeira e comprei um jogo de juntas para TBI para trocar o sensor)
- Sensor Posição da Borboleta (Dei uma olhada mais nada que pudesse fazer, estava tudo em ordem e bem encaixado)
- Sensor MAP (Fiz um limpeza e antes de colocalo, passei um pouco de veda junta para não ter nenhuma passagem de ar)
- Desliguei a bateria (28 horas precisamente desligada, para zerar até pensamento do carro :twisted: )

Resultado.:
:shock: O Carro ficou mais acelerado, agora não fica parado em 900 rpm's (1.100 e 1.200 rpm's com o carro quente) fora que os sintomas do começo do tópico continua...

Por ultimo hoje, fiz o Diagnóstico da Injeção e vejam o resultado.:
83 - Baixa tensão no circuito do eletroinjetor 3 (Vou verificar conector de encaixe do bico)
45 - Sensor de Oxigênio indica mistura rica ( :? Não faço idéia do que seja, mais acho que pode ser influência dos outro problemas)
15 - Alta tensão no circuito do sensor de temperatura da água (Apesar da temperatura estar apresentando no painel de forma normal, já comprei o sensor de temperatura mas não consegui troca-lo. O local e muito difícil para encaixar uma chave e já que vou leva-lo para o mecanico para arrumar o ar-condicionado, vou pedir para ele trocar.
31 - Ausência de sinal de rotação do motor (Normal, já que o motor estava desligado)

E a luta continua.... :004:

Dom Jun 07, 2009 9:25 pm
Vectra Clube

Esse feriado e fim de semana trabalhei com o Vecão

A rotação do motor em macha lenta está normal em 900 rpm's e passei na manhã de Sexta na oficina e pedi para trocar o sensor de temperatura.

Resultado.:
O problema continua... :evil:

Como trabalho no Brooklin, estava tranquilo na marguinal Pinheiros sentido Castelo a 90 km/h quando me aproximei da Estação de trem Berrini, diminuindo a velocidade para entrar na rua Quintana. Quando entro na rua o carro simplesmente morre :evil: (temperatura normal do motor, 80 graus já que estava na marginal).

Módulo Injeção.:
Quarta-feira - 10/06/2009
Zerei o módulo - (girei a chave no contato até as luzes do painel acender por 9 vezes e na 10º dei partida)
15 - Alta tensão Sensor de temperatura - (não tinha trocado ainda)
31 - Sem sinal Sensor de Rotação - OK
:palmas: Sumiu o erro 83 - Baixa tensão eletro injetor 3.

Sexta-feira - 12/06/2009
31 - Sem sinal Sensor de Rotação - OK
83 - Baixa tensão eletro injetor 3 :evil: (Erro voltou e acho que ai que esta o problema)
:palmas: Sumiu o erro 15 - Alta tensão Sensor de temperatura.

Agora a grana pra gastar com o carro no mês acabou e vou esperar o próximo mês para verificar reparo ou possível troca do bico injetor 3, e a saga continua.... :004:

Seg Jun 15, 2009 9:50 am
Moderador

Simon, o sensor de temperatura para a IE não é o mesmo para o painel. O sensor que está dando problema é um que possui um conector azul. Ele fica na lateral esquerda do cabeçote, junto ao sensor de temperatura do painel.

Sobre o problema do bico, pode ser que ele esteja queimado, ou travado aberto (isso responderia a questão da mistura muito rica). Mas sua sonda deve ter ido "prás cucuia" mesmo.

De acordo com o site http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=90:
Citação:
Os veículos Vectra B 2.2 8 V possuem a EGR mecânica e os 2.2 16V a EGR linear (elétrica). Já os 2.0 não possuem válvula EGR.

Até mais.

Seg Jun 15, 2009 10:32 am
Vectra Clube

José Leal escreveu:
Simon, o sensor de temperatura para a IE não é o mesmo para o painel. O sensor que está dando problema é um que possui um conector azul. Ele fica na lateral esquerda do cabeçote, junto ao sensor de temperatura do painel.

Sobre o problema do bico, pode ser que ele esteja queimado, ou travado aberto (isso responderia a questão da mistura muito rica). Mas sua sonda deve ter ido "prás cucuia" mesmo.

De acordo com o site http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=90:
Citação:
Os veículos Vectra B 2.2 8 V possuem a EGR mecânica e os 2.2 16V a EGR linear (elétrica). Já os 2.0 não possuem válvula EGR.

Até mais.

José Leal,

Eu troquei foi esse sensor mesmo de temperatura e não o de leitura do painel, lembro bem de ver os dois sensores lado a lado, um com plug (que foi trocado) e outro do painel que é igual ao do monza com conector que parece uma tachinha.

Obrigado pela ajuda e prometo postar os resultados assim que verificar o bico injetor :grito:

uma abraço.

Seg Jun 15, 2009 12:12 pm
Vectra Clube

Olá galera, e eu dinovo....

Como já falei, vou postar os resultados de cada coisa que fizer no carro.

Dessa vez, o carro está na oficina para trocar os quatro selos da parte de trás do motor, aproveitei para trocar valvulá termostárica e uma mangueira grossa que fica atrás do motor que estava vazando água.

Com respeito ao problema do tópico solicitei a desmontagem dos bicos para verificar o problema do diaginóstico da Injeção e fiquei com 2 dúvidas conforme vou destacar abaixo.

1. O cód. dos quatro bicos é 0280150452 Bosch, fiz uma verificação na tabela e são utilizados nos motores 2.2 GM (VECTRA, S10, BLAZER) e meu carro é 2.0, tem algum problema ou é esse bico mesmo?

2. No teste dos bicos, ocorreu uma diferença no bico 3 mas inferior 10%, nesse bico não foi constado funcionamento inregular, foi simulado na maquina uma operação o qual não deve injetar nada de combustível (para constatar possível problema de travamento aberto) o qual não constatou nada. O teste foi feito conforme tabela da propria oficina com pressão de 2.3 bar ele injetou um volume de 55ml, esses parâmetros estão normais?

Aos que puderem ajudar com alguma sujestão ou resposta das perguntas acima eu agradeço, e agradeço também a todos pela simples leitura desse relato...

e a saga continua... :004:

Ter Jul 07, 2009 5:29 pm
Vectra Clube

cara vc ja deu uma verificada como está o oleo desse carro? se tem muita carbonização ? pois eu tenho um VCD A e nunca havia apresentado esse sintoma. foi acontecer isso um dia antes de fundir uma biela por falta de lubrificação, os sintomas do meu carro era o mesmo, quando pisava na embreagem pra uma lombada ou coisa do genero o giro ia la em baixo e depois a injeção corrigia .. ai ele subia la pros 2mil e depois caia na lenta correta 900 rpm...

acho que no meu caso pode ser pq o motor tava ficando pesado por causa da falta de lubrificação, que ocorreu por entupimento da fissura por onde o oleo passa na bronzina do ultimo cilindro.

Abra o carte e de uma verificada para ver como esta la.. pois vc não sabe se o antigo dono costumava trocar oleo corretamente (o antigo dono do meu dizia que fazia a manutenção, e inclusive que a correa dentada era nova, porem 2 semanas que estva com o carro tive que trocar a bomba de agua e a correia estava nos ultimos dias). E se tiver "encardido" apenas a troca do oleo não adianta..

espero que vc consiga resolver seu problema sem precisar passar pelo oque estou passando :P huahua

Abraço

Qua Jul 08, 2009 1:13 am
Vectra Clube

Simon Macedo escreveu:
Olá galera, e eu dinovo....

Como já falei, vou postar os resultados de cada coisa que fizer no carro.

Dessa vez, o carro está na oficina para trocar os quatro selos da parte de trás do motor, aproveitei para trocar valvulá termostárica e uma mangueira grossa que fica atrás do motor que estava vazando água.

Com respeito ao problema do tópico solicitei a desmontagem dos bicos para verificar o problema do diaginóstico da Injeção e fiquei com 2 dúvidas conforme vou destacar abaixo.

1. O cód. dos quatro bicos é 0280150452 Bosch, fiz uma verificação na tabela e são utilizados nos motores 2.2 GM (VECTRA, S10, BLAZER) e meu carro é 2.0, tem algum problema ou é esse bico mesmo?

2. No teste dos bicos, ocorreu uma diferença no bico 3 mas inferior 10%, nesse bico não foi constado funcionamento inregular, foi simulado na maquina uma operação o qual não deve injetar nada de combustível (para constatar possível problema de travamento aberto) o qual não constatou nada. O teste foi feito conforme tabela da propria oficina com pressão de 2.3 bar ele injetou um volume de 55ml, esses parâmetros estão normais?

Aos que puderem ajudar com alguma sujestão ou resposta das perguntas acima eu agradeço, e agradeço também a todos pela simples leitura desse relato...

e a saga continua... :004:

sugiro que qdo passar novamente em uma oficina com o carro, peça pra verificarem se o sensor de rotação tá funcionando certo
o meu fazia isso e era o sensor de rotação - ele nao chegava a pifar de vez, mas ficava dando umas osciladas (falhadas) e dai o motor nao conseguia deixar a lenta regulada
isso pode acontecer tanto por defeito no sensor (por sorte, foi o meu problema) quanto problema na roda fonica que ativa esse sensor (bem pior de arrumar)
fora isso, da uma olhada nos how to que tem um manual da injecao do vectra, ensinando como testar com multimetro todos os sensores do motor
tem varios sensores que se estiverem dando sinal errado, a injecao nao acusa erro mas tambem nao funciona (map ou sensor de posicao dando uma informacao só um pouquinho errada, por exemplo)

CarPC com computador de bordo

Qua Jul 08, 2009 11:06 am
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Vectra Clube

muriloperes escreveu:
cara vc ja deu uma verificada como está o oleo desse carro? se tem muita carbonização ? pois eu tenho um VCD A e nunca havia apresentado esse sintoma. foi acontecer isso um dia antes de fundir uma biela por falta de lubrificação, os sintomas do meu carro era o mesmo, quando pisava na embreagem pra uma lombada ou coisa do genero o giro ia la em baixo e depois a injeção corrigia .. ai ele subia la pros 2mil e depois caia na lenta correta 900 rpm...

acho que no meu caso pode ser pq o motor tava ficando pesado por causa da falta de lubrificação, que ocorreu por entupimento da fissura por onde o oleo passa na bronzina do ultimo cilindro.

Abra o carte e de uma verificada para ver como esta la.. pois vc não sabe se o antigo dono costumava trocar oleo corretamente (o antigo dono do meu dizia que fazia a manutenção, e inclusive que a correa dentada era nova, porem 2 semanas que estva com o carro tive que trocar a bomba de agua e a correia estava nos ultimos dias). E se tiver "encardido" apenas a troca do oleo não adianta..

espero que vc consiga resolver seu problema sem precisar passar pelo oque estou passando :P huahua

Abraço

Murilo,

Primeiro lugar, obrigado pela ajuda :grito:

Realmente não sei como foi o cuidado dos outros donos, mas pelo estado do carro e outros problemas apresentados, acho que os cuidados foram bem precários, até com respeito a troca de óleo pois o meu vectra tem também aquele famoso barulho de tuchos quando se liga o carro.

Além dos serviços citados no começo do tópico, foi feito outros serviços que não tinha até o momento relação com esse problema.:
- Troca de correia dentada junto com rolamentos e esticador além de comprar uma capa de proteção (não tinha a capa e existia o risco de bater alguma pedra ou sujeira maior e já viu o estrago num cabeçote 16v)
- Troca do cambio (estava bem judiado, engatava 1º e 5º no sufoco)
- Troca de oleo 2x
1º halvoline SJ 20W50 com filtro - rodou 5.000km
2º bardal SL 20W50 com filtro - ainda não rodou 1.000km

Com esse histórico de troca de Oleo, o que vc recomenda?
Desmontar o carter, fazer uma limpeza no pescador, fazer frush em seguida ou colocar um óleo mais fino (15W40), em fim o que vc acha?

Com respeito a bicos, vou acertar vazões para aquele parametros acima (2.3 bar para 55ml), limpar os contatos e verificar os conectores, limpar os contatos e prender bem, caso alguém tenha alguma sujestão sobre os parametros acima, me informe também pois de acordo com o mecânico, ele pode aumentar ou diminuir esses parametros de acordo com a minha vontade.

Até mais galera,

e a saga continua.... :004:

Qua Jul 08, 2009 11:50 am
Vectra Clube

dionei escreveu:
sugiro que qdo passar novamente em uma oficina com o carro, peça pra verificarem se o sensor de rotação tá funcionando certo
o meu fazia isso e era o sensor de rotação - ele nao chegava a pifar de vez, mas ficava dando umas osciladas (falhadas) e dai o motor nao conseguia deixar a lenta regulada
isso pode acontecer tanto por defeito no sensor (por sorte, foi o meu problema) quanto problema na roda fonica que ativa esse sensor (bem pior de arrumar)
fora isso, da uma olhada nos how to que tem um manual da injecao do vectra, ensinando como testar com multimetro todos os sensores do motor
tem varios sensores que se estiverem dando sinal errado, a injecao nao acusa erro mas tambem nao funciona (map ou sensor de posicao dando uma informacao só um pouquinho errada, por exemplo)

Dionei,

Obrigado pela sujestão, acabei de imprimir esse manual de injeção do vectra "Doutor-ie - Sistema Bosch - Motronic M 1.5.4", dei uma folhada e é show de bola. :001:

Como citei no começo do tópico, eu também troquei esse sensor de rotação em casa com o mecânico, o cabo estava bem fragmentado por dentro. Quando ocorreu a troca, o carro funcionou de boa mas ele não veio com a prisilha de ferro e o meu também estava sem, será também mau contato?????

Vou testar essa sexta-feira e fazer os teste descritos no manual com o multimetro da oficina.

E a saga continua.... :004:

Qua Jul 08, 2009 3:43 pm
Vectra Clube

então kra , independente se isso vai resolver o problema eu sujiro que vc faça o flush quando o oleo ja estiver na epoca de trocar pq o oleo em si não eh o problema... o problema mesmo eh a sujeira que fica impregnada que uma hora pode acabar se soltando e entupindo algo igual aconteceu cmg... eu acho aconselhavel fazer isso, ainda mais se seu cabeçote é 16v, alem de ser mais caro para reparo que a sujeira pode causar ainda tem mais lugar pra acumular sujeira.. e como vc falou que a manutenção do antigo dono era precaria...
E outra coisa.. como vc falou que seu carro esta com barulho nos tuchos.. resolva isso.. pois tuchos descarregados deixa o motor pesado e frouxo, alem de barulhento. faça o flush pra ver se depois os tuchos carregam e para o barulho.

espero ter ajudado ... abraço e boa sorte com o vectroso..

Qua Jul 08, 2009 5:34 pm
Vectra Clube

muriloperes escreveu:
então kra , independente se isso vai resolver o problema eu sujiro que vc faça o flush quando o oleo ja estiver na epoca de trocar pq o oleo em si não eh o problema... o problema mesmo eh a sujeira que fica impregnada que uma hora pode acabar se soltando e entupindo algo igual aconteceu cmg... eu acho aconselhavel fazer isso, ainda mais se seu cabeçote é 16v, alem de ser mais caro para reparo que a sujeira pode causar ainda tem mais lugar pra acumular sujeira.. e como vc falou que a manutenção do antigo dono era precaria...
E outra coisa.. como vc falou que seu carro esta com barulho nos tuchos.. resolva isso.. pois tuchos descarregados deixa o motor pesado e frouxo, alem de barulhento. faça o flush pra ver se depois os tuchos carregam e para o barulho.

espero ter ajudado ... abraço e boa sorte com o vectroso..

Murilo,

Obrigado pela força... :grito:

Retirei no sábado o carro da oficina, foi feito os seguintes reparos.:
- Reparo na diferença no bico 3.
- Troca de todos os anéis dos bicos, montagem e colocação de todas as prisilhas (faltava 2).
- Passamos limpa contato em todos os conectores (inclusive no conector do sensor de rotação).
- Troca do 4 selos de trâs do motor.
- Limpeza, desentupimento de respiro de óleo da TBI, troca de todas as juntas e descarbonização da TBI (foi desmontada para dar passagem para a troca dos selos)
- Troca da válvula termostática e água com aditivo do sistema.
- Limpeza do reservatório de expansão.

Resultado.:
Melhorou o funcionamento, não está ocilando tanto como antes e a ocilação e o giro só sobe ao máximo 1.500 rpms. Quase bom :wink:

Gastei o que podia gastar esse mês com o carro, próximo mês irei compra uma bateria nova e quando estiver próximo da troca de óleo, farei flush. Tenho quase certeza que com a descarbonização o carro ficará jóia.

Até mais a todos e prometo estar mostrando os resultados....

Ter Jul 14, 2009 4:46 pm
Responder   [ 15 mensagens ]